ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL

Compartilhe:

Cras de Piên desenvolve oficinas que fortalecem vínculos familiares e comunitários

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do Suas, possibilitando o acesso a um grande número de famílias aos serviços de proteção social e de assistência social.

O Cras diferencia-se das demais unidades de assistência social, pois desempenha as funções de gestão da proteção básica no seu território e oferta o Programa de Atenção Integral à Família (Paif). É função do Cras articular a rede socioassistencial de proteção social básica e promover a articulação intersetorial, todas realizadas no território de abrangência do Cras.

Algo que vem se destacando no Cras de Piên é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que realiza ações planejadas e com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, complementando o trabalho que é realizado pelo Paif, por meio de intervenções sociais, criando situações desafiadoras e estimulantes, orientando os usuários na reconstrução de suas histórias.

Os atendimentos são realizados em grupos e organizados com um calendário, no qual participam 20 famílias cadastradas nos serviços, tendo como técnica de referência a psicóloga Tatiane Andreza Katzer e a oficineira Adriana Bueno Franco, que trabalha diversas atividades com os participantes.

Este serviço realizado no Cras integra o nível de proteção social básica do Suas (Lei nº 12.435/2011), totalizando 309 usuários atendidos.

Relacionados

Edição Impressa