CAMPANHA ABRIL VERDE DESTACA IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

Compartilhe:

Crédito da foto: SMCS
Crédito da foto: SMCS

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, destaca a importância da prevenção de acidentes de trabalho. Nesse sentido, a campanha nacional Abril Verde busca conscientizar a população sobre os cuidados relacionados à saúde e segurança em ambientes laborais.

Em Pinhais, a Seção de Saúde do Trabalhador, do Departamento de Vigilância em Saúde, visa promover uma reflexão a respeito da adoção de medidas de prevenção de acidentes e adoecimento no trabalho. “Como forma de conscientização, temos banners informando sobre o tema, os quais estão expostos na sede da Secretaria de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família do município. Essas medidas servem como alerta e dão orientações em relação à prevenção desse tipo de acidente”, explica Ana Carolina Damas, da Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador.

No Brasil, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é celebrado no dia 28 de abril e foi instituído pela Lei nº 11.121 de 2005. A data ficou assim estipulada em lembrança ao dia 28 de abril de 1969, quando houve uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virgínia. Na ocasião, 78 trabalhadores morreram. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional é aquela na qual o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis. Governos, empregadores e trabalhadores devem participar ativamente por meio de um sistema de direitos e responsabilidades definidos onde a prioridade deve ser a prevenção.

Serviço

Para mais informações, entre em contato com a Seção de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Telefone / whatsapp: (41) 99217-8236.

Relacionados

Edição Impressa