COM 100 DIAS DE GOVERNO, PINHAIS REGISTRA IMPORTANTE AVANÇOS

Compartilhe:

Pinhais - 100 dias de administração

A gestão da prefeita Marli Paulino e da vice-prefeita Rosa Maria, chega a 100 dias de governo. Esse é um marco e, apesar dos primeiros meses de 2021 terem sido repletos de desafios por conta da pandemia do Coronavírus, o município já realizou diversas ações.

Mesmo diante do momento difícil, o município já investiu mais de 16 milhões em diversas ações e projetos empreendidos nesses primeiros 100 dias da gestão.

“Temos enfrentado um período muito difícil. A questão da saúde é prioridade neste momento, por conta da pandemia. Nossas equipes buscam incansavelmente trabalhar em todas as frentes para combater esse vírus e suas conseqüências. Mas, em paralelo, a prefeitura não parou. Temos dado andamento aos projetos propostos em nosso plano de governo para que possamos melhorar ainda mais a qualidade de vida em Pinhais”, destaca a prefeita Marli Paulino.

Confira as principais ações:

Saúde

Custeado integralmente pela Prefeitura, a 7ª edição do Mutirão da Saúde irá retirar cerca de 5 mil pessoas da fila de espera por especialidades, desta vez voltado às áreas de urologia, proctologia e coloproctologia.
Um grande passo também foi o início do planejamento da construção do Hospital Municipal de Pinhais, com UTI. Nos primeiros meses de 2021, foi constituído um Comitê Gestor que alinha as decisões.
Outra ação importante é a construção da nova Unidade Básica de Saúde Perdizes, que já tem avançado. A construção está em fase de licitação, a região ganhará uma nova unidade com clínica de odontologia para atender moradores.

Segurança

A criação da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito era uma demanda crescente em Pinhais e já foi instalada nos primeiros dias da gestão.
Foi ampliado o número de viaturas e armamentos, e o grupo especial da Guarda Municipal recebeu novo fardamento.
Definição do Sistema para Implantação da Muralha Digital.
Futuro convênio com o Detran-PR para que este seja municipalizado.
Em fase de implantação, a GM especializada terá como foco a Lei Maria da Penha e proteção das mulheres em situação de medida protetiva
Instalação de botão de pânico nas escolas para oferecer mais segurança à comunidade escolar.

Educação

Mesmo com aulas suspensas, a Secretaria de Educação não parou. Entre as adaptações a alimentação escolar foi transformada em um kit de alimentação, fornecido mensalmente às famílias.
Reforma e ampliação da Escola Clementina Cruz; novo CMEI Vinicius de Moraes que já começou a ser construído; reforma e ampliação da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin.

Obras

Uma obra muito aguardada, que já está em andamento, é a modernização da Rua Manoel Bandeira. Uma importante via de ligação entre os bairros Pineville, Vargem Grande e Weissópolis.
Um grande programa de calçadas vem sendo implantado em Pinhais. Nesta gestão a previsão é concluir aproximadamente 100 km de calçamento por toda a cidade.
Pinhais tem sido referência na implantação de tecnologia em prol dos seus cidadãos. Na iluminação pública, o trabalho de implantação das lâmpadas com tecnologia LED nas ruas da cidade foi intensificado. Só em 2021 já foram modernizados mais de 200 pontos com lâmpadas LED.
Já em andamento também a ampliação do programa de ciclovias e ciclofaixas
Outra obra que vai melhorar a mobilidade urbana da cidade é o novo binário Vargem Grande/ Pineville, com ligação das Ruas Manoel Bandeira com a Cairo, o qual já começou a ser executado.

Assistência Social

Os CRAS vem prestando atendimento contínuo às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Um dos principais serviços é a entrega de cestas básicas e a concessão do benefício do Cartão Alimentação.
Outra ação desenvolvida pela Assistência Social, é o cuidado com os idosos. Neste período, as atividades presenciais estão suspensas, mas a Secretaria tem realizado atividades e encontros online para continuar acolhendo os idosos.
Construção da piscina do Centro de Convivência do Idoso – CCI que também é uma promessa, e tem previsão de entrega ainda em 2021.

Urbanismo e Procuradoria

Revisão do novo Plano Diretor que está na etapa de consulta à população, indicando o que pode ser melhorado na cidade nos próximos dez anos.
A Implantação do Plano de Mobilidade Urbana também já está sendo executada, com previsão de finalização ainda em 2021.
Mudança na aprovação de projetos de engenharia para executar esse serviço de forma digital, agilizando e simplificando todo o processo.
Regularização Fundiária, com a modalidade de regularizar a parte ideal em condomínio de lote, dando mais efetividade à Lei de Regularização de Edificações já existente.

Desenvolvimento Econômico

Criação do Programa Superação para recuperação das atividades econômicas, com diversas ações, como atração de investimentos, facilidade na abertura de empresas, Fundo para liberação de empréstimos, entre outros.
Mudança do endereço da Criarte – Cooperativa de Criações Artesanais de Pinhais, que já está atendendo no Bosque Municipal de Pinhais.

Finanças

Como parte do Orçamento Participativo, já em 2021 o município iniciou a Coleta de Sugestões do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022, deixando permanente a coleta de sugestões on-line.

Meio Ambiente

Implantação de Ecopontos, na Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo da destinação correta aos materiais não mais usáveis e que são comumente jogados em rios, terrenos baldios ou em vias públicas.
Outra novidade é a implantação de Unidade Móvel de Proteção Animal, para prestar atendimento médico veterinário a animais em situação de rua.
O Centro de Castração está em fase final de construção e será entregue ainda este ano.

Esporte e Lazer

Ampliação, construção, reforma e manutenção dos espaços esportivos; modernização de praças, com novos brinquedos para crianças, inclusive brinquedos acessíveis.
Reforma geral e ampliação do Ginásio Poliesportivo Perdizes.
Reforma e revitalização do Centro de Esportes Unificados, no Bairro Weissópolis.

Administração

Como parte das ações implementadas este ano, o Vale Alimentação se tornou permanente, bem como os salários e reajustes dos servidores municipais sendo mantidos em dia, e a já reconhecida liquidez e pagamentos em dia dos fornecedores.

Governo

O contato com os diferentes setores da cidade, como por exemplo, os empresários, tem sido fundamental para preservar o diálogo em relação à tomada de decisões do que se refere ao enfrentamento da pandemia. Outro fator importante se refere à comunicação oficial das ações da Prefeitura, especialmente sobre a pandemia e a imunização da população. A transparência nos dados e uma comunicação efetiva tem colocado o município em destaque, quando se trata de índices de transparência.

Para além das ações do plano de governo, o município tem trabalhado paralelamente em outras frentes. Como é o caso do plano de vacinação, contra a Covid-19, que foi estruturado no município para aplicar de forma ágil todas as vacinas recebidas.

Podemos citar também a contínua limpeza dos rios, novo asfalto nas ruas do Jardim Karla, obras na Marginal da Avenida Jacob Macanhan, nova praça na Av. Jacarezinho, sanitização e limpeza das ruas, para evitar a proliferação do coronavírus e blitzes sanitárias. Todas estas ações demonstram o compromisso que a administração municipal tem com a população de Pinhais, e que mesmo em meio a um cenário desafiador, todas as áreas estão recebendo atenção.

Relacionados

Edição Impressa