COM OBRA NO XAXIM, PROGRAMA DE ASFALTO NOVO CHEGA A 650 KM EM TODA A CIDADE E SERÁ AMPLIADO

Compartilhe:

Obras de pavimentação no Xaxim - foto: Pedro Ribas/SMCS
Obras de pavimentação no Xaxim - foto: Pedro Ribas/SMCS

A Rua Hermenegildo Bonat, que serve aos moradores do bairro Xaxim, está ganhando asfalto novo em 315 metros de extensão, no trecho entre a Rua Raymundo Picheth e o fim da via. Bastante festejada pela comunidade local, a obra de pavimentação marca os 650 quilômetros de asfalto novo implantados pela Prefeitura em toda a cidade a partir do programa de recuperação da malha viária de Curitiba, idealizado e implementando desde 2017 pelo prefeito Rafael Greca.

 

O avanço das obras foi destacado pelo prefeito o secretário municipal de obras, Rodrigo Araújo Rodrigues, na manhã do dia 12 último, durante a vistoria técnica na etapa final dos serviços na via.

“Estamos na Rua Hermenegildo Bonat esquina com a Raymundo Picheth, no meio da Vila São Pedro, nessa obra que marca os 650 km de asfalto novo em Curitiba. Viva Curitiba!”, disse Greca.

As obras acontecem pelo processo de reciclagem, compreendem a retirada da camada danificada e o reforço estrutural do pavimento. Após a retirada do asfalto antigo, o material é triturado e a ele é incorporado água, cimento e pedra, compondo uma nova base para o piso. Depois são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico. A técnica é eficaz e econômica, pois possibilita o asfaltamento de maneira mais rápida.

A agilidade e a qualidade dos serviços deixaram contente o comerciante Luiz Witkovski, dono de uma loja de recuperação de rodas de liga leve, na esquina das ruas Rua Hermenegildo Bonat e Raymundo Picheth, local onde as equipes de trabalho estão finalizando pavimento. O próximo passo será a implantação da nova sinalização da via.

“Essa é uma obra pra durar mais de 20 anos, está sendo feita com muita qualidade, apesar da rapidez do processo. É uma camada boa de asfalto e um trabalho bem feito pela turma. Essa é uma administração que zela e faz muito pela cidade”, disse Luiz.

Com a requalificação da rua, o comerciante estima que vai melhorar o faturamento da empresa. “Sem buracos, com asfalto bom, as pessoas se animam em investir em rodas melhores para os carros” avalia Witkovski.

A aposentada Claudete Maria Ferreira também tem motivos para comemorar.

“Detesto andar em remendo e buraco e era assim que a rua estava. Agora está uma maravilha, antes mesmo da conclusão dos serviços já é possível perceber a qualidade da obra e o quanto esse asfalto novo vai nos beneficiar”, disse Claudete.

Além da Rua Hermenegildo Bonat, também estão sendo recuperados no bairro, os pavimentos da Rua Francisco Alves, que está ganhando asfalto novo em 373 metros, e a Rua Desembargador João Antônio de Barros, alcançada pela obra em dois trechos, um de 198 metros e outro de 337 metros.

ASFALTO NOVO

Do início da segunda gestão Greca, em 2017, até hoje foram realizadas 1.314 ações de pavimentação em 1.137 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos). São 1.289 intervenções já entregues (617.524 metros) e 25 em andamento (29.543 metros).

As obras de pavimentação atendem prioritariamente as regiões mais afastadas do centro da cidade. As intervenções são muito requisitadas pela população tanto por meio da Central 156 quanto do programa Fala Curitiba.

Relacionados

Edição Impressa