CRIANÇAS DO BAIRRO NOVO APLAUDEM A ÚLTIMA APRESENTAÇÃO DO AUTO DA INDEPENDÊNCIA

Compartilhe:

Prefeito Rafael Greca participa do Auto da Independência em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, no Centro de Esporte e Lazer do Bairro Novo. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Prefeito Rafael Greca participa do Auto da Independência em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, no Centro de Esporte e Lazer do Bairro Novo. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Com 500 curitibinhas na platéia, o Centro de Esporte e Lazer do Bairro Novo foi palco, da última encenação do Auto da Independência. A peça que reproduz um dos momentos históricos mais importantes do país circulou pelas dez regionais da cidade durante a Semana da Pátria e foi assistida por centenas de estudantes das escolas municipais de Curitiba.

O prefeito Rafael Greca participou da festa cívica e cantou com as crianças os hinos da Independência, Nacional e de Curitiba. Ao falar com os curitibinhas, ele destacou a importância que a independência do Brasil do domínio português teve para a construção de uma sociedade livre e democrática.

“Quando o Brasil se fez independente, cada brasileiro ficou livre para fazer sua própria história. Quando o Brasil se tornou independente, começou a ter escolas públicas e nós hoje somos uma democracia. A verdadeira independência nasce da educação”, disse Greca.

Produzida pela Fundação Cultural de Curitiba, a encenação reproduz o momento em que a princesa Leopoldina, aconselhada por José Bonifácio, escreve uma carta ao marido, Dom Pedro I, incentivando-o a romper com Portugal. A peça culmina com a entrada de D. Pedro, em seu cavalo, dando o grito “Independência ou Morte”.

Além do espetáculo, as crianças conheceram e ganharam o livro ilustrado As Vidas da Independência, de André Caliman e Magnon Almeida.

Participaram da cerimônia alunos, alunas e professores das escolas municipais Rio Negro, Colombo, Nathalia de Conto, Miracy, Sobral e Maria Neide.

Relacionados

Edição Impressa