DUPLICAÇÃO DA JK COMEÇA A SAIR DO PAPEL

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As obras já estão em andamento e a previsão é que sejam concluídas no prazo de 18 meses. Foto/Arte: Divulgação SEIL
As obras já estão em andamento e a previsão é que sejam concluídas no prazo de 18 meses. Foto/Arte: Divulgação SEIL

Em agosto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a ordem de serviço para a duplicação da Avenida JK (PR-412), em Matinhos. As obras já estão em andamento e a previsão é que sejam concluídas no prazo de 18 meses.

Antiga reivindicação dos moradores e frequentadores do Litoral paranaense, a JK faz parte da rodovia que liga as cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

O investimento é de R$ 34,57 milhões. Uma fatia dos recursos que garantiu o início da obra ainda neste ano, no valor de R$ 12 milhões, foi repassada pela Assembleia Legislativa, atendendo a um pedido do Governo do Estado. A transferência é uma antecipação de parte da verba que anualmente o Poder Legislativo devolve ao Executivo, fruto da economia na administração da Casa.

O restante será bancado com recursos do Governo do Estado, especificamente da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. “Essa obra é a solução para um gargalo histórico do Paraná”, ressalta Ratinho Junior.

A obra consiste na duplicação em um trecho de 2,4 quilômetros de extensão, entre as ruas Alvorada (que dá acesso ao ferryboat) e Pastor Elias Abraão (prédio da prefeitura). Além da restauração e implantação de pista dupla na Avenida JK, o edital prevê a readequação do canal de macro drenagem do rio da Draga.

O projeto estabelece duas faixas de tráfego em cada sentido, com 3,6 metros de largura cada, totalizando 7,2 metros por pista, separadas por um canal projetado entre barreiras de concreto. Na interseção com a Avenida Paraná será implantada uma rotatória com semáforo.

Além da duplicação, toda a drenagem da PR-412 será adequada com a implantação de dispositivos que maximizam a capacidade hidráulica do sistema como forma de evitar alagamentos. O canal, hoje a céu aberto, será revestido em concreto e reposicionado em alguns trechos.

Para atender o comércio da região foi prevista uma faixa de estacionamento com dois metros de largura. Em função do alto fluxo de ciclistas e pedestres será implantada uma ciclovia compartilhada.

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