EXPOSITORES APRESENTAM PROJETOS INOVADORES NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS EM CURITIBA

Compartilhe:

Vice-prefeito Eduardo Pimentel, com a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, visita o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, visitou  os estandes do Congresso Internacional de Cidades Educadoras, no Parque de Exposições do Barigui, em Curitiba.

Organizado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba (Aice), o evento terminou sexta-feira depois de quatro dias de programação intensa, desde o dia 21 último, com palestras, encontros e debates com especialistas do Brasil e de vários países.

Ao lado da secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o vice-prefeito conversou com os expositores, conheceu detalhes de vários projetos na área de educação e também apresentou o modelo pedagógico implantado na atual gestão municipal, com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão no ensino.

“Neste giro pelo espaço, pude conhecer projetos inovadores em gestão e prática educacional de vários países, conversar com educadores, profissionais altamente qualificados e falar um pouco sobre as ações do município como o ensino integral, os Faróis do Saber e Inovação e todo o modelo de ensino focado em sustentabilidade, inteligência e inovação, totalmente alinhado às premissas deste importante Congresso (Internacional de Educação)”, afirmou Eduardo Pimentel.

Debate internacional

O Congresso Internacional de Cidades Educadoras reúne cerca de 400 inscritos de países como Finlândia, Espanha, Portugal, Coréia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Do Brasil, participam representantes de vários municípios, entre eles, São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS) e Londrina (PR).

Nos quatro dias de evento, os participantes debateram e trocaram experiências sobre inovações em gestão, pedagogia e recursos para área de educação em todo o mundo. Neste ano, foram abordados temas correlatos à edição curitibana do evento: “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente”.

“Nós compartilhamos no Congresso (Internacional de Cidades Educadoras) as particularidades, os desafios e os avanços na área de educação, sustentabilidade e inovação alcançados em Curitiba, nos últimos anos, quando a Educação passou a integrar o pilar central da gestão da cidade”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila.

Conversa promissora

Ao visitar os estandes, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, conversou com o prefeito de Concórdia, município do estado de Santa Catarina, Rogério Pacheco. No encontro, os administradores destacaram a abrangência multidisciplinar do evento e a possibilidade de parcerias futuras entre os dois municípios.

“Foi uma conversa rápida, mas promissora sobre o Congresso (Internacional de Cidades Educadoras), as inovações na área de educação e o apoio entre os municípios para o fortalecimento constante das redes pedagógicas”, disse Pacheco.

Durante a visita, Pimentel também falou com as gestoras de Inovação Pedagógica de Curitiba, Mayara Ledur e Julia Padeski. No estande, o vice-prefeito conheceu o projeto Ludobot, compatível com o brinquedo Lego, utilizado nas escolas da rede municipal de ensino, para o desenvolvimento do pensamento cognitivo e racional das crianças.

Parcerias futuras

Ao passar ainda pelo Congresso Internacional de Cidades Educadoras, Eduardo Pimentel conversou também com a Comitiva de Representantes da Coréia do Sul, país sede, em 2022, da última edição do evento.

Simpática, a delegação coreana agradeceu o convite para o evento e abriu diálogo para futuras parcerias com Curitiba em novos projetos pedagógicos e de educação, entre Coréia do Sul e a capital paranaense. A exemplo de Curitiba, a área da educação no país asiático adota princípios de inovação tecnológica, abertura democrática e uma pedagogia sustentável na rede de ensino.

Miscelânea cultural

O Congresso Internacional de Cidades Educadoras é uma miscelânea de conhecimentos, oportunidades e troca de experiências entre representantes da área de educação do mundo todo.

Além disso, o espaço heterogêneo apresenta as principais ações de empresas de educação de vários países, editoras renomadas, livrarias, projetos inovadores, artesanato temático, um hall interativo e muitas atrações envolventes aos participantes.

Relacionados

Edição Impressa