PREFEITA ROSA MARIA APRESENTA PROJETOS DE PINHAIS NO FÓRUM DE CIDADES DIGITAIS E INTELIGENTES

Compartilhe:

A prefeita Rosa Maria recebeu o certificado “Prefeita Inovadora 2023”. Crédito da foto: SMCS
A prefeita Rosa Maria recebeu o certificado “Prefeita Inovadora 2023”. Crédito da foto: SMCS

Foi promovido em Araucária, dia 16 último o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. O evento foi organizado no auditório do Centro de Treinamento Dr. Zilda Arns da Petrobras e recebeu representantes de mais de 40 municípios que compartilharam soluções tecnológicas para os serviços públicos.

O Fórum foi promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Araucária e com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e das Associações da RMC (ASSOMEC) e da Região Suleste do Paraná (Amsulep).

Segundo os organizadores, o objetivo foi promover a interação entre os gestores municipais ao mesmo tempo em que facilita o acesso a diversas soluções disponíveis. Ao longo do encontro, foram apresentadas ações voltadas para a transformação digital das Prefeituras de Araucária, Curitiba, Campo Largo, Colombo, Guaratuba, Pinhais e Pontal do Paraná e concedidas homenagens aos gestores públicos.

A prefeita Rosa Maria recebeu o certificado “Prefeita Inovadora 2023” por utilizar a tecnologia de forma estratégica para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos, destacando-se no cenário regional. Na apresentação, à gestora abordou projetos que Pinhais desenvolveu: a implantação de módulos eletrônicos e monitoramento (Muralha Digital), o Sistema Remoto de Irrigação no Horto Municipal, o Whats da Prefs e o programa Conecta Pinhais, que oferece wifi nos espaços público da cidade.

Na apresentação, a prefeita destacou que a Muralha Digital é uma ação pioneira de Pinhais, a qual já está em operação e será oficialmente lançada na programação do aniversário de 31 anos do município. Com um investimento de R$ 4 milhões, o projeto conta com a instalação de 10 totens de seguranças em vias públicas e que a rede de monitoramento do município possui aproximadamente 500 câmeras integrado ao sistema de inteligência da Guarda Municipal, sendo que há câmeras que fazem a leitura de placas de veículos contribuindo para recuperação de carros roubados.

Rosa Maria explicou como funciona o sistema remoto de Irrigação no Horto Municipal que contribui para a produção de flores, árvores e semeaduras e falou sobre o atendimento do Whats da Prefs que permite ao cidadão acessar serviços e solicitar atendimento das secretarias municipais, além do programa Conecta Pinhais que oferece wifi em espaços e equipamentos públicos, um investimento em tecnologia que democratiza o acesso à internet e conecta as pessoas.

Relacionados

Edição Impressa