UM VERDADEIRO CANTEIRO DE OBRAS

Compartilhe:

Cronograma de ações contempla todas as regiões do município
Cronograma de ações contempla todas as regiões do município

São José dos Pinhais está em constante movimento para proporcionar melhorias à população

Por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas, São José dos Pinhais realiza diversas ações de melhoria na infraestrutura da cidade. Seja com malha asfáltica, seja com reformas ou construções de unidades de ensino e saúde, as obras estão no rumo certo para levar qualidade de vida à população.

São José não para de atuar em operações tapa buracos e novas pavimentações
São José não para de atuar em operações tapa buracos e novas pavimentações

Nos últimos anos, centenas de ruas receberam pavimentação, incluindo as áreas rurais, bem como manutenção e ampliação de manilhamento, ações que garantem melhor mobilidade aos moradores da cidade. Bons exemplos disso foram às obras realizadas na marginal do Contorno Leste e a duplicação de um grande trecho da Avenida Rui Barbosa.

Com extensa malha viária, São José não para de atuar em operações tapa buracos e novas pavimentações. Existe um cronograma de ações nesta área que contempla todos os bairros e regiões do município, onde as equipes de trabalho da Prefeitura atuam diariamente.

Compra de novos equipamentos e maquinários para o auxílio nos trabalhos também compõem a realidade das obras na cidade. Novos caminhões, tratores e retroescavadeiras foram adquiridos nos últimos anos para atender a demanda de obras e otimizar o tempo de serviço, seja na malha viária ou na manutenção de áreas de alagamento.

Ações pontuais de manutenção de margens de rios e pontos de alagamentos também forma executadas pela Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas, como a reforma estrutural nas margens do Rio Avariu, que após a conclusão das obras, mesmo com fortes chuvas, não teve problemas, diferente do que aconteceu em anos anteriores, quando a Defesa Civil do município era acionada para atender centenas de famílias atingidas pelas inundações.

Novos equipamentos também compõem a realidade das obras na cidade
Novos equipamentos também compõem a realidade das obras na cidade

Quando se pensa em mobilidade urbana, São José  está em sintonia com as reais necessidades da população. Além de grande quantidade de obras de pavimentação, cada uma é de alta qualidade. Outro ponto importante são as ações que permitem melhor tráfego de veículos e pessoas, além da interligação de bairros, como a finalização da trincheira sob a BR 376, ligando a Alamenda Arpo (importante via que atende os bairros Costeira, Ouro Fino e Cruzeiro) ao Centro e demais bairro na proximidade, pois antes esse acesso era feito por retornos distantes na própria BR.

Milhões de reais também estão sendo investidos nas obras da Rua Marechal Hermes e da trincheira na BR 277, ligando a região do bairro Afonso Pena e entorno ao outro lado da Rodovia BR-277, que dará acesso aos bairros Guatupê e Ipê, melhorando o trânsito na região como uma rota alternativa aos motoristas.

Outra obra que merece destaque é a pavimentação asfáltica da Estrada do Agaraú, que liga São José dos Pinhais à Fazenda Rio Grande, via com mais de 4 km, que antes era de saibro. Além da recuperação, implantação e manutenção de malha asfáltica, construções e reformas, as obras no município abrangem outros aspectos da estrutura de uma cidade, como é o caso da ampliação da rede de baixa tensão para a implantação de mais luminárias em diversos pontos da cidade, onde centenas de metros da rede receberam melhorias, e após levantamento e estudo de pontos críticos de baixa luminosidade, novos equipamentos foram instalados ou trocados.

Calçamentos, canalização de valetas às margens das vias, obras emergenciais, ampliação e manutenção da rede de capitação de água, limpeza e drenagem, novas tecnologias, novos maquinários, obras preventivas e de combate a erosão, dentre outras ações, fazem parte do cotidiano de São José dos Pinhais. Obras de qualidade, funcionais e que trazem mais qualidade de vida aos são-joseenses é um compromisso da Administração Pública, que investe recursos próprios, bem como promove a capitação de outras fontes de recursos, como parcerias com o Estado e Governo Federal, a fim de garantir um trabalho constante no município.

Relacionados

Edição Impressa